Torcidas

Gaviões da Fiel
A Gaviões da Fiel é a maior torcida organizada do Corinthians, sendo também uma escola de samba. Hoje em dia conta com quase 100 mil associados, e é localizada no bairro do Bom Retiro. Foi a primeira torcida organizada do Brasil a ter uma estrutura administrativa interna regida por regras estatutárias. Os departamentos ligados ao Carnaval e os ligados ao futebol fazem parte da mesma estrutura da organização. Apesar de fundada em 1969, desde 1965 já vinham sendo realizadas reuniões entre torcedores corintianos com o objetivo de criar uma entidade que pudesse não apenas atuar como uma torcida organizada, mas também tivesse atuação na área político-administrativo do Timão. Enquanto torcida, é conhecida pela fidelidade ao clube e por ter o maior bandeirão do mundo (196 x 65 m); quando era bloco, venceu 12 dos 13 campeonatos que disputou; após virar escola de samba, já venceu 4 Carnavais no Grupo Especial (1995, 1999, 2002 e 2003) e mais 3 no Grupo de Acesso (1991, 2005 e 2007). Para entrar em contato, visite o site oficial.
   Camisa 12
 
A Torcida Jovem Camisa 12 foi fundada em 8 de agosto de 1971 por jovens torcedores liderados por Claudio Faria Romero, que resolveram homenagear a Nação Corintiana e exaltar a importância da força da torcida, como um 12º jogador. Atualmente é a segunda maior organizada do Corinthians.
Atualmente possui 18 sub-sede, inclusive no litoral e interior de São Paulo, e uma no estado do Espírito Santo.
Em 1984 surgiu o bloco carnavalesco, que evoluiu para uma escola de samba 12 anos depois. Esse ano irá desfilar no Grupo 1 - UESP (um nível abaixo do Grupo de Acesso).
Acesse o site oficial da torcida para maiores informações!
 
 Pavilhão 9
Fundada em 9 de setembro de 1990 por nove torcedores, em homenagem ao time de futebol da casa de detenção do Carandiru, a Pavilhão 9 é fruto de um trabalho social realizado dentro do presídio. Anualmente, os fundadores da torcida realizavam um jogo de futebol beneficente com seu time, o Corinthians do Pavilhão Nove, onde jogavam contra um time de detentos. Para divulgar o trabalho nos estádios durante as partidas do Corinthians, eles confeccionavam faixas e bandeiras.Até que, em 1990, resolveram criar uma torcida organizada; foi quando surgiu a entidade, sob o nome Clube Desportivo Pavilhão 9. O símbolo adotado foi a figura do Irmão Metralha, personagem de histórias em quadrinhos. Atualmente, a Pavilhão 9 promove a difusão do esporte e da cultura, principalmente entre a população de baixa renda da periferia de São Paulo. É um grêmio recreativo e cultural e também um bloco carnavalesco, oficializado em 1992. Confira o site da Pavilhão 9 para mais informações!
Estopim da Fiel
Escola com sede em Diadema e fundada oficialmente em 05/01/1979, a Estopim já se fazia presente nos estádios alguns anos antes disso, em jogos como o da Invasão ao Maracanã, em 1976. Em 1988, a Estopim tornou-se bloco carnavalesco em Diadema, mas com a morte de seu presidente em 1993, a torcida ficou 7 anos sem acompanhar os jogos do Corinthians - dedicando apenas ao Carnaval - até 1995 como bloco, e depois disso como escola de samba. Em 2000 a torcida foi reativada, tendo a reinauguração de sua sede no ano seguinte. Como escola de samba, a Estopim já venceu 3 carnavais no Grupo 1 do Carnaval de Diadema (2006, 2009 e 2012). Visite o site oficial da Estopim da Fiel!
Coringão Chopp
Fundada em 14 de outubro de 1989, na cidade de Diadema, a torcida conta hoje com mais de 6 mil associados espalhados pelo mundo e conta com associados espalhados pelo Brasil e até no exterior, em países como Japão, Estados Unidos, Alemanha e Inglaterra. Além do futebol, a torcida realiza de três em três meses festas beneficentes, quando organiza eventos sociais voltados ás crianças carentes, onde é distribuídos algodão doce e salgadinhos para as crianças.

logo_tufa.jpg (27908 bytes)

Torcida Uniformizada Força Alvinegra

Fundada em 23/04/1996, começou com apenas três torcedores fanáticos que, visando diminuir a distância entre Presidente Prudente e a capital, fundaram a torcida. Hoje, essa facção é uma das maiores do interior, com mais de 400 associados e sub-sede na capital. Comercializam vários produtos da torcida para todo o Brasil, possuem um jornalzinho mensal (TUFA News), associados em 12 estados do país, além de 14 bandeiras, 7 faixas, 1 bandeirão (12mx20m), vários produtos bordados, e sede própria.

A TUFA no oeste paulista é conhecida não somente pelo fanatismo, mas por desenvolver projetos sociais como arrecadação de alimentos (Dê uma FORÇA a quem precisa!) visando mudar a idéia de que as torcidas organizadas são violentas. Presidente: Bruno Marasca e vice: Adilson Rosa. Para se associar a essa facção, basta mandar um e-mail para eles: tufa@tufa.com.br ; entrar em um dos sites deles: http://tufa-sp.vila.bol.com.brhttp://www.tufa.com.br   ou escrever para:


Ajude-nos a manter essa aba atualizada; caso alguma informação esteja errada ou antiga, envie as correções nos comentários ou por e-mail!
.

© 2015 Fiel Torcida do Corinthians. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Servtex Curta nossa página Facebook